terça-feira, 4 de setembro de 2007

Digital Mate Mais Gbs

Quem ainda não pensou em ter um "cartão" com mais capacidade (80Gb) por exemplo...???

Louco!? Quem sabe? Nos dias que correm não me admirava nada ao dar com um. Actualmente já temos no mercado 12gb, mas o preço não é para todos.




Podemos então optar por um disco externo, e sem necessidade de utilizar o PC.
Ora reparem:
Nome:
Digital Partner
Origem: China
Suporta: CF I/II,MD,SM,SD,MMC,RS-MMC,MS,MP-PRO,MS-Duo,Mini SD,XD
LCD com indicações
Suporta 2.5" HD, capacidade de 20G a 120G
Bateria interna recarregável de lithium-ion (3.7V,1350mAH)
Carregador: 100V-240V AC/15V DC, 800mA
USB interface: USB2.0, compatível com USB1.1
Plug&Play
Suporta alimentação por USB
HD formatado no sistema Fat 32
Transferência de ficheiros via USB alta velocidade até 480Mbps
Suporta: Windows98, Me, 2000,XP,MAC e Linux
Dimensões: 140x85x35mm
Interessante...

Fácil de usar e muito versátil devido ao nº de cartões que aceita.
Para quem anda em reportagem e quer um cópia de segurança “imediata” das imagens, ou simplesmente descarregar os cartões para poder voltar a usá-los, é simples e “barato”. Basta colocar o respectivo cartão na “ranhura” correspondente e carregar na tecla (Copy).
Podemos descarregar o mesmo cartão várias vezes, que o sistema vai criando uma pasta para cada descarga, correspondente ao tipo de cartão utilizado, não havendo o problema de apagar os ficheiros com o mesmo nome.
A dificuldade que deparei foi na colocação do CF (Compact Flash), pois a ranhura é um pouco justa, e corre-se o risco de o cartão não entrar correctamente, podendo danificar algum pin. (O que por sinal já me aconteceu!!!)
Com cartões CF Extreme III da Sandisk mostrou-se deveras rápido na cópia dos ficheiros.
Quando ligado ao PC, funciona como um disco externo e um simples leitor de cartões, só fazendo a cópia dos ficheiros para o disco do PC ou vice-versa. Se o disco for de grande capacidade pode criar outra partição, formatando-a em Fat ou NTFS.
Sendo que, no sistema NTFS a caixa simplesmente reconhece o HD mas, só acede ao mesmo através do PC via USB. Existem outras versões mais completas, sendo esta a mais básica.
Tendo adquirido os componentes separados, tanto a caixa (Digital Partner) como o HDD (Disco rígido) 2.5" de 80Gb da Samsung, foi muito fácil “montar” o conjunto.
Por desconhecimento o HD estava formatado em NTFS, e não conseguia copiar cartão nenhum para o disco, pois não acedia a nada sem ser através do PC via USB. Assim que o formatei em Fat, começou logo a aceder tanto aos cartões como ao disco.
Um sistema simples e funcional quanto baste, para quem não quer gastar mais uns “cobres” em outro mais completo a nível de funções.

Todo o sistema ficou em 96€ aproximadamente.
Sítios onde encontrar:
Divirta-se... and Tanks:)

1 comentário:

Anónimo disse...

e autonomia? como fica??