quarta-feira, 31 de março de 2010

No Caminho Francês de Santiago

"Eu, Português Impuro"
É o titulo do livro lançado pela Editora Fonte da Palavra escrito pelo meu amigo e camarada Joaquim Figueiredo.
O lançamento foi no passado dia 27 de Março na Livraria Bertrand, do Olivais Shoppping Center em Lisboa.


"A cerimónia contou com uma performance teatral pelos três protagonistas do livro e actuação dos fadistas José Frias e Gilda de Castro, acompanhados à guitarra por Alberto Raio e à viola por Nelson de Castro, estando a apresentação do livro a cargo da escritora Anabela Quental.
Querendo comemorar e agradecer ao Cosmos o seu 50º aniversário de vida, Joaquim Figueiredo percorreu a pé, entre 14 de Abril e 20 de Maio de 2008, novecentos e cinquenta quilómetros, tantos quantos ligam Roncesvalles a Muxia, passando por Santiago de Compostela e Finisterra.
“Eu, Português Impuro no Caminho Francês de Santiago” é um testemunho que instrui e distrai, descrevendo sem fantasia mas com ritmo e sedução, as boas e más experiências do autor e do casal brasileiro que o acompanhou no percurso, também conhecido por Caminho das Estrelas.
Num estilo literário diferente, o autor revela passo a passo o que muitas outras obras sobre o percurso pretensiosamente ignoram, fazendo deste relato um autêntico conselheiro e guia prático para quem deseja peregrinar a Santiago de Compostela.

*
Joaquim Figueiredo nasceu na Chamusca, em 1958. Em Óbidos viveu parte da sua infância e nas Caldas da Rainha a adolescência. Ingressou na Marinha, onde desempenha o cargo de fotógrafo, conciliando esta profissão com a actividade de colaborador em escritos nos orgãos da comunicação social e com viagens a diversas partes do mundo – América Latina, Ásia, Europa, Médio Oriente – somando já 51 países visitados. Reside actualmente no Seixal."

*[Foto: José Chorão]

Sem comentários: